sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Sobre Santiago: transporte, organização e clima


 Salve caros leitores,

 Após o choque inicial, alguns tropeços, sustos e surpresas, as coisas se tornaram um pouco mais simples. Pois, sair de uma cidade de 16 mil habitantes para uma capital de 7 milhões, é uma graaaaaande mudança, ainda mais para eu que nunca havia saído de casa. Sem mais delongas, quero expôr um pouco desses três pontos supracitados.

 => Transporte

 Em Santiago a mobilidade é ótima, temos o metrô e o ônibus. Até o momento somente andei de metrô por ser mais rápido, mas tanto o ônibus quanto metrô estão lotados em seus horários de pico. O metrô possui 5 linhas, e todas se interceptam entre si em algum ponto, fazendo combinações para outros lugares que se deseja ir. 


 Os círculos brancos são onde há combinações, e o bom, é que você não precisa pagar novamente para prosseguir. Cada passagem custa 660 pesos, em reais é o mesmo que 2,75.  Para andar de metrô e ônibus você necessita ter um cartão, aqui chamado de "tarjeta BIP!". 


 Nas estações de metrô e em alguns locais nas ruas, existem as bilheterias onde se recarrega a tarjeta, é a única forma de usar o transporte público, porque nos ônibus não existem cobradores como no Brasil. 
 As linhas de metrô variam de horários entre si para iniciar o serviço e encerrar, mas quase todas iniciam às 5:40 e encerram as 23:30.
 Em suma, é super tranquilo usar o transporte público, por ser muito bem esclarecido e sinalizado.

=> Organização

 Quando venho falar de organização, quero explicar como a cidade "funciona" administrativamente. Aqui existem "comunas", que  é a menor subdivisão administrativa no Chile e podem conter cidadesvilasCada comuna é governada por um órgão eleito , constituído por um prefeito e um grupo de conselheiros, por um período de quatro anos e são indepentes administrativamente entre si.
  


(divisão das comunas)

 Atualmente vivo em La Reina, uma comuna muito tranquila, pois é bem residencial. É cerca da estação de metrô Plaza Egaña, e de Mall Plaza (shopping, mas aqui não chamam de shopping), cerca de 15 min caminhando.

=> Clima

 Se há uma coisa que digo sobre o clima de Santiago é, "welcome to the hell". Para quem saiu do interior de Santa Catarina, com um clima úmido e que chove praticamente toda semana, aqui, literalmente é o inferno na terra. 
 O clima é muito seco durante o verão, praticamente todos os dias fazem mais de 25º graus, e com facilidade ultrapassa os 30º, mas durante a manhã e logo depois que anoitece, a temperatura cai e fica sempre fresco. 
 Por ser branca de natureza, me queimo rápido, e tive essa infelicidade. Mas aprendemos a passar o protetor solar, protetor labial, e andar com litros de água na mochila (mentira, só uma garrafa, mas se não pesasse, andaria com um litro). 
 No verão NÃO CHOVE, e sim, saudades da chuva. Já no inverno se tem uma precipitação de 50mm a 80mm por mês, e durante TODO o verão, APENAS 4mm. É de fazer dança da chuva. 


 Então, sobre estes pontos, era o que eu tinha para falar, vou ali fazer a dança da chuva e volto no próximo post. Até mais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário